top of page

Embolização Inflamatória

A embolização inflamatória é um procedimento médico inovador projetado para tratar condições causadas por inflamações crônicas.

O Método Okuno (Japão) é uma nova abordagem ao tratamento da dor que se concentra nos vasos sanguíneos anormais que aumentaram nos tecidos produtores de dor.

Difere significativamente das abordagens convencionais, como bloqueios nervosos, injeções e fisioterapia. Tem como alvo o desenvolvimento anormal de vasos sanguíneos e nervos.

Desde que foi publicado pela primeira vez pelo Dr. Yuji Okuno em uma revista médica em 2012, ele vem se espalhando pelo mundo, especialmente nos últimos anos.

 

Mas como isso funciona?

O quadro de dor por inflamação crônica libera substâncias que criam pequenos vasos sanguíneos anômalos. Esses por sua vez irritam os pequenos ramos de nervos no local resultando em dor e mais inflamação, perpetuando o ciclo. A embolização inflamatória atua como um método para "bloquear" o fluxo desses vasos anômalos e assim reduzir a dor inflamatória.

Casos passíveis de tratamento:

  • Artroses: casos de artose de joelho nos quais os pacientes ainda não têm indicação de prótese, não têm condições cirúrgicas, ou apesar da indicação cirúrgica desejam tentar um tratamento para a dor; entre outros.

  • Dor "articular" após artroplastia de joelho (dor que permanece após a cirurgia de prótese, principalmente casos que apresentem derrame articular recorrente)

  • Derrame articular recorrente

  • Tendinopatias: epicondilites, tendinopatia patelar, de DeQuervain

  • Fasceíte plantar

  • Algumas lesões relacionadas aos esportes (pode contribuir no recondicionamento mais rápido e volta à rotina de treino). Não se aplica a dores após cirurgia recente.

  • Dores musculoesqueléticas com resultado insatisfatório após outros tratamentos (medicação, fisioterapia, ondas de choque, infiltrações etc). Embolização não se aplica a dores provenientes da coluna.

* Cada caso deve ser avaliado individualmente. Doenças de caráter progressivo possuem resposta limitada.

Como é o procedimento?

O procedimento é minimamente invasivo, o que significa que não há grandes cortes envolvidos. Através de uma punção, colocamos um cateter muito fino em um vaso sanguíneo, geralmente através da virilha ou do punho, e o guiaremos até os vasos na área inflamada (local correspondente à dor). Então, pequenas partículas são injetadas para bloquear esses vasos, reduzindo o fluxo sanguíneo da área inflamada e, por consequência, a inflamação e a dor. O procedimento é realizado com anestesia local em esquema de hospital dia (internamento e alta no mesmo dia). O tempo de procedimento, na maioria dos casos, é de cerca de 1 hora. 

Os resultados podem aparecer já em questão de 1 a 2 semanas até 2 meses. O grau de melhora varia de paciente para paciente, portanto alinharemos as expectativas na consulta.

Artigos

gae_4.JPG
patellar_tendinitis.JPG
knee_pain.JPG
aeo_1_edited_edited.jpg

teste

Todos os direitos reservados.

bottom of page